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Site ou Funil de vendas. Qual o melhor para o seu negócio?

Site ou Funil de Vendas, Qual o Melhor para o Seu Negócio? Está em dúvida se é melhor utilizar site ou funil de vendas para o seu negócio?

Então, este post é para você!

Hoje, vou te ajudar a entender qual a melhor opção para o seu negócio decolar, de uma vez por todas!

Se você tem um negócio, muito provavelmente já sabe ou ouviu falar que é importante ter uma presença profissional na internet.

Acredito que já ouviu também, que não basta ter um perfil nas redes sociais, é preciso ter uma estrutura própria, um terreno particular onde você tem o controle de tudo.

Em outras palavras, você precisa ter um domínio profissional, no qual irá criar suas próprias páginas para executar suas estratégias de vendas.

Para algumas pessoas, ter um website já é um grande diferencial, mas só isso não é suficiente, você precisa de um funil de vendas.

Ok! Você disse que é importante ter um site, mas também preciso de um funil de vendas! Tenho que ter os dois, ou devo escolher um?

Qual é a melhor opção para o meu negócio, site ou funil de vendas?

Muito bem, vou te ajudar a tirar essa dúvida. Mas antes, vamos entender a diferença entre site e funil de vendas.

O que é um site

Em se tratando de significado, website é a junção de duas palavras em inglês: web (rede) e site (sítio ou lugar).

Ou seja, um site é um lugar para chamar de seu na internet e compartilhar informações sobre seus produtos ou serviços, que podem ser acessados por qualquer pessoa do mundo, de forma rápida e prática.

Em outras palavras, site é um conjunto de páginas da web com informações em forma de texto e mídia, acessados por meio da digitação de um endereço (domínio) no navegador.

Tipos de site

É importante esclarecer que qualquer página que você acessa na internet, é um site, não apenas institucionais.

Sendo assim, o que muda é a categoria e o objetivo de cada website.

Como exemplo, podemos citar alguns tipos de sites:

  • Site Institucional : Usado para apresentar um negócio ou empresa ao mundo digital, no qual você pode falar sobre e apresentar os produtos ou serviços que oferecem.
  • Blog : Criado para compartilhar conteúdo sobre um ou mais temas específicos, onde os posts são organizados por datas e categorias.
  • Loja virtual : Como o próprio nome já diz, criado para vender produtos online, sem ter a necessidade de um ponto físico de atendimento.
  • Educacional : Site de ensino à distância
  • Portfólio : Utilizado para expor trabalhos concluídos com o intuito de atrair novos clientes.
  • Landing page : No contexto do marketing digital, trata-se de uma página criada para direcionar o tráfego, com o objetivo único de conduzir o usuário a realizar uma determinada ação, como um cadastro, venda, ou um agendamento, por exemplo. Ou seja, uma landing page pode ser uma página de captura no seu funil de vendas.

Opa! Eu disse funil de vendas! Isso mesmo!

Como você pode perceber, um funil de vendas é também um site, uma vez que é criado em páginas, porém, com um objetivo específico, com foco em conversão.

Para ficar ainda mais claro, vamos entender o que é um funil de vendas.

O que é um funil de vendas

O funil de vendas é um modelo estratégico utilizado para entender a jornada do cliente, desde o primeiro contato com a sua empresa em que o visitante percebe que tem um problema, dor ou necessidade, até tomar a decisão de resolver, comprando o produto ou serviço que você oferece.
Em outras palavras, representa o percurso que o cliente faz até decidir fechar uma compra

O funil de vendas é dividido em 3 etapas principais:

  • Topo do funil (ToFu)
  • Meio do funil (MoFu)
  • Fundo do funil (BoFu)

Vamos entender melhor, cada uma dessas etapas?

Topo do funil – A descoberta

É o momento em que acontece o primeiro contato com uma marca ou empresa.

Nessa etapa o visitante se dá conta de que tem um problema, dor ou necessidade a ser resolvido que, muitas vezes, não sabia que existia.

Para que ele possa avançar para a próxima etapa, é necessário se tornar um lead, fornecendo algum tipo de contato, como email ou telefone.

Aqui é importante oferecer materiais relevantes para incentivar o visitante a fornecer algum tipo de contato e educá-lo a andar no processo do funil.

 

Meio do funil – A conscientização

 

Nessa etapa, o lead já percebeu que há solução para o problema, dor ou necessidade que ele possui, no entanto, ainda não sabe ou decidiu como resolver.
Aqui é desafio é compartilhar informações relevantes para amadurecer e qualificar esses leads, incentivando-os a avançar para o fundo do funil.

Fundo do funil – A decisão

Nessa etapa o lead está mais propenso a comprar o produto ou serviço que vai resolver o problema, dor ou necessidade dele.

É o momento de receber a sua oferta para efetivamente se tornar um cliente.

Também é nessa fase que o lead analisa cases de sucesso, avaliação de clientes e possíveis opções no mercado, antes de comprar.

Se você seguiu corretamente etapas anteriores, já é visto como referência no mercado e alguém de confiança.

Então, é o momento de mostrar que o seu produto ou serviço é a melhor escolha.

Após efetivada a compra, o lead se torna então um cliente, finalizando o processo do funil.

No entanto, vale ressaltar que o relacionamento entre empresa e cliente não termina após a compra. É necessário prestar suporte e ter um canal para tirar dúvidas sobre o melhor uso do produto ou serviço contratado.

Inclusive, algumas empresas adicionam uma quarta etapa no funil: o pós-venda.

Como o próprio nome sugere, o foco do pós-venda é fidelizar o novo cliente e transformá-lo em promotor da sua marca.

 

Site ou Funil de vendas, Mas afinal, qual é melhor para o seu negócio?

 

Muito bem, agora que você já entendeu a diferença entre site e funil de vendas, talvez já saiba qual é o melhor para o seu negócio.

No entanto, vamos falar sobre isso, caso tenha ficado alguma dúvida.

Como você pôde perceber no início deste texto, há vários tipos de sites, sobretudo, com diferentes estratégias aplicadas.

Dito isso, se o seu website não inclui um funil de vendas bem estruturado, você está deixando dinheiro na mesa.

Veja bem, o objetivo do funil de vendas é atrair, despertar o interesse, capturar o contato e educar o lead até que se torne um cliente.

Logo, cada etapa demanda uma abordagem diferente, considerando o comportamento individual de cada um, na jornada de compra.

E não tem como fazer isso em uma página cheia de informações, que podem confundir ainda mais o possível cliente.

Mesmo que você trabalhe com diversos produtos ou serviços, é necessário criar ofertas estratégicas e objetivas para cada item, individualmente.

Então, o funil de vendas vai te permitir desenvolver e automatizar esse processo, aumentando, e muito, as chances de conversão.

Ou seja, o fato de ter um website lindo e maravilhoso, não vai te ajudar a vender se você não tiver uma estratégia de funil de vendas.

Por outro lado, é possível faturar milhões, com apenas um produto e uma página de captura com um funil de vendas bem estruturado.

 

Conclusão:

 

Neste post você aprendeu sobre site e funil de vendas e como escolher a melhor opção para o seu negócio, seja ele físico ou digital.

Para o melhor entendimento, te expliquei o que é site, quais são os tipos de sites, o que é funil de vendas e as principais etapas do processo de um funil.

Entender essas etapas permite que você acompanhe o comportamento do consumidor ao longo do funil e melhore a sua comunicação, facilitando na hora da oferta.

E a melhor forma de fazer isso é utilizando ferramentas que te permita automatizar todo esse processo.

Na Builderall você encontra todas as ferramentas necessárias para criar funis de vendas poderosos, assim como gerenciar e criar ações específicas de acordo com o comportamento de cada lead.

E melhor! Você pode deixar tudo no automático, utilizando uma única plataforma!

 

 

Obs. Artigo de autoria de Ivone Santos – Especialista em Marketing Digital e empreendedora.

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