Negocio Online redelucrativa

O que são influenciadores digitais? Você sabe a respeito?

O que são eles e como trabalham? Você sabe a respeito?

Influenciadores digitais, se você ainda não sabe o que são não se preocupe, vamos tratar do assunto aqui.

Muita gente também não tem a menor ideia do que seja isso, embora nos últimos tempos, este tenha se tornado um adjetivo muito usado, de forma muitas vezes errada.

Com o advento das mídias sociais e sua influência sobre a opinião das pessoas, muita gente passou a se auto denominar “influenciador digital” como forma de se destacar e de conseguir uma relevância, seja ela social ou profissional, que nem sempre lhe é devida.

Por falta de referências técnicas caímos então no dilema de o que são influenciadores digitais e quem na verdade só está o que chamo de “fazendo espuma” nas mídias sociais. Quem realmente influência o mercado e quem está apenas fazendo um show?

Quer saber então quem são os influenciadores digitais e quem são os fanfarrões? Existem critérios técnicos e lógicos para definir quem é quem no universo online e eu convido você a acompanhar o raciocínio.

Definindo o que são influenciadores digitais


Segundo definição da Wikipédia, um influenciador digital seria:

“Pessoas, personagens, marcas ou grupos que se popularizam em redes sociais como Facebook, Twitter, YouTube, Instagram e outras, gerando conteúdo, gerando um público massivo que acompanha cada uma de suas publicações e eventualmente compartilham com outras pessoas” – Wikipédia

A definição é tecnicamente válida, mas é necessário avaliar e principalmente quantificar essa questão de ser ou não um influenciador digital.

Somos todos influenciadores digitais ou não?


Como definir um influenciador, do ponto de vista técnico?
Existe uma forma de medir o grau de influência digital de uma pessoa ou marca?
Como se tornar um influenciador digital de verdade?

Vamos então discutir esses pontos e definir exatamente o que é um influenciador digital e o que é simplesmente “espuma midiática” aproveitando a onda das redes sociais.

Todos nós somos influenciadores digitais


Uma das principais características da Internet é justamente ser um território livre, ou seja, qualquer pessoa com acesso à rede a partir de um computador ou dispositivo móvel conectado.

Junto com essa facilidade de comunicação, vieram as redes sociais, que hoje em dia proporcionam um grau de exposição muito grande a qualquer pessoa que tenha criado um perfil, página ou canal nas diversas opções de redes disponíveis nestas redes.

Como um dos objetivos destes perfis e outras ferramentas é justamente conquistar uma audiência cativa, é natural que em busca dessa audiência as pessoas acabem por atrair outras pessoas que compartilhem de suas ideias para este núcleo digital.

Sendo essa audiência, em sua grande maioria e de uma forma ou de outra conivente com as opiniões expressas por estes perfis, podemos então dizer que qualquer pessoa que possui um perfil nas redes sociais, é sim, de certa forma um influenciador digital.

O problema para definirmos quem são os influenciadores digitais é a amplitude dessa influência e de que forma ela se materializa e se quantifica. Por definição, todos nós somos influenciadores digitais.

Cai, portanto, um dos grandes argumentos daqueles que se auto qualificam como “influenciadores digitais”. Eles não são únicos e muito menos pessoas especiais. São apenas pessoas expressando suas opiniões e conceitos.

É claro que a audiência que possuem faz alguma diferença, mas o número desta audiência não significa necessariamente a concordância em relação às opiniões e conceitos emitidos e muito menos a capacidade de moldar opiniões.

Tecnicamente o que vem a ser um influenciador digital?


Passando para o ponto de vista técnico, um verdadeiro influenciador digital é aquela pessoa ou marca, que através de seu conteúdo consegue influenciar de alguma forma a maneira que seus seguidores nos meios digitais encaram e consideram determinadas questões ou conceitos.

Tomando-se este conceito como base, alguns dos argumentos destes supostos influenciadores digitais caem por terra. Será que o fato de terem muitos seguidores ou fãs significa que estas pessoas são realmente influenciadas pelas opiniões divulgadas?

Será que esse elevado número de “Seguidores” ou “Fãs” não são apenas espectadores de um show, muitas vezes até mesmo bizarro? Como avaliar esta influência? Haveria um número indicador da real influência destes perfis?

Publicado com autorização do autor.
Welby Oliveira

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.